Inicio Pense Magro Quem Escreve Livros Pesagens

Comer POUCO é comer BEM? (um post bem antipático)

Olá pessoas, td bem?
Eu tinha planejado fazer hoje uma postagem a respeito do livro Emagrecimento Sustentável, mas ontem visitando alguns blogs eu vi uma postagem (e principalmente alguns comentários) que me fizeram pensar:


Comer pouco é comer bem
RA significa REEDUCAÇÃO alimentar ou REDUÇÃO alimentar?
Pq eu fiquei pensando nisto??? 
Pq ontem vi um blog onde a menina postou o que comeu. Ela em nenhum momento disse que ela comeu somente o que havia postado, mas foi o que deu a entender, uma vez que ela não falou nada a respeito de café da manhã ou lanche da manhã. O dia dela havia se resumido a 1 única porção de proteína e uma única porção de carboidrato com um pouco de salada no almoço com um suco. No lanche da tarde um suco e no jantar uma fruta.
Sabe o que mais me chamou atenção? Não foi o cardápio dela, mas foi que as pessoas que comentaram estavam admirando o cardápio da pessoa, comentários do tipo: 
- Sua alimentação está muito bem
- Que cardápio lindoooo
- Começou hiper bem a RA 
- Alimentação hiper light.
- Etc, etc...

Gente, quem me acompanha a tempos por aqui na blogosfera, principalmente que me conhece do meu antigo blog sabe que eu nuuuuunca, jamais, em tempo algum fiz comentários ou postagens "contestando" o que as pessoas comem. Não é do meu feitio. Acho que cada um é grandinho suficiente para saber o que é melhor para si. Se pedir minha opinião, eu dou, senão eu fico calada. 
Uma vez, uma blogueira amiga, que eu considero muito disse que o dia tinha sido ótimo... no cardápio do dia tinham 8 bananas.... isto mesmo oitooooo bananas. Nem achando 8 bananas um exagero, nem sendo amiga dela mesmo, de frequentar o blog diariamente... nem assim eu tive coragem de "falar" alguma coisa.

Pelo amor de Deus... se as pessoas querem usar o termo RA como sendo reeducação alimentar elas tem que saber o real significado da palavra. Se não faz RA então assume a palavra DIETA. 
Dia destes marido e eu fomos na pizzaria e convidamos um casal de amigos. Eles responderam que não iam pq estavam de dieta. Eu falei para o marido que nós íamos pq eu não faço dieta, eu faço realmente reeducação alimentar, acompanhada por nutricionista. Fui na pizzaria, comi o que eu gostava, em pequenas quantidades e na refeição seguinte já tinha voltado para minha alimentação equilibrada.
Se vcs vissem um dia de cardápio meu vcs iriam me perguntar como eu posso emagrecer comendo tanto. 

Agora, posso falar por experiência própria... por anos eu tentei emagrecer, fazia dietas super restritivas, comia pouco, passava dias comendo no almoço apenas salada com peito de frango temperado e cozido apenas na água para não ter gordura, não comia no jantar, etc...
O que me rendeu? O diagnóstico de compulsão alimentar. 
Um dos motivos que levam uma pessoa a sofrer de compulsão alimentar são as dietas restritivas. 
Pq? Pq a pessoa passa dias a "pão e água", passando fome e vontade e qdo se vê na frente da comida, cai de boca, come tudo que vê pela frente... aí começa a culpa, volta para a dieta restritiva, acha que é fraca, que não tem força de vontade e come de novo... pronto, está se instalando a compulsão alimentar.

Então pessoas, quem realmente quer emagrecer, fazer uma reeducação alimentar (e não redução) procure um profissional... um nutricionista de preferência. Sei que nem todas as pessoas tem condições (apesar que se colocar na ponta do lápis vai ver que está gastando mais com comida junkfood do que com uma nutricionista) mas existem "dietas" ótimas e que vc não precisa gastar nem um tostão... exemplo a Dieta dos Pontos, excelente.

Espero que não interpretem mal a minha postagem. Sei que ficou um pouco antipática mas em nenhum momento a minha intenção é de "afrontar", é apenas alertar aquelas pessoas que acham que comer pouco é comer bem e que comer pouco, passar fome é a saída para o Emagrecimento Sustentável.

Beijos
Uma ótima terça feira.






24 comentários:

Carol disse...

eu acredito que o mais certo é a reeducação mesmo eu ja fiz varias dietas bem loucas não obtive um resultado duradouro, mas vai de pessoa pra pessoa, eu não consigo cortar carboidrato mas tem gente q consegue e acha q assim tem resultado então cada um é cada um .. importante é a pessoa se sentir bem.
=)
beijo lindona e ótimo post

Desabrochando disse...

Roberta, a minha nutricionista me disse q qto menos eu comer, menos meu corpo vai gastar logo, essa historia de comer pouco naum ajuda em absolutamente nada. meus cardapios variam em 1100 a 1500 calorias e já perdi quase 7kg. Como vc acho q devo recriminar a alimentação de ninguem pq todo mundo sabe o q faz. As vezes até falo alguma coisa mas tem que partir da pessoa

Fernanda disse...

Eu nunca consegui fazer dietas malucas.. pq não aguento nem o primeiro dia.. e tb nunca renunciaria mida vida social pelas dietas.. Concordo com que vc disse.

Abs

Estrela disse...

Amiga você está coberta de razão, quando fazemos RA a tendência é comer mais porem com uma qualidade bem melhor!

Passar privações não é legal e não vai fazer ninguém permanecer magra, que é o nosso principal objetivo!

Bjos.

Cary disse...

amiga falou a mais pura verdade!!! eu tbm fazia dietas bem restritivas e olha que tenho diabetes e tomo sim insulina vc me perguntou no meu blog tomo insulina há 15 anos 2 x ao dia, e sabem o q estas dietas fizeram comigo??? muita coisa ruim uma delas tbm foi me deixar compulsiva!! e agora tenho que lutar contra a compulsãoe outras complicaçoes que me rendeu!!! por isso não vale a pena, se queremos mudar temos que ir aos poucos né?? mudando a cabeça nosso corpo agradece!!! tenha uma linda sexta adorei seu post!! bjssss

Cary disse...

amiga linda terça hahaha eu ja querendo que chegue o fim de semana hahahahah!!! bj

Anônimo disse...

Dizer oq? Post PERFEITOOOO. Parabéns viu, de verdadee. R.A não é se privar das coisas nao :)

Janegal disse...

Olha, eu nunca comentei aqui, apesar de ler sempre, mas hoje vou comentar.

Nao acho que este post foi antipatico de maneira nenhuma, na verdade, conteudo como esse deveria ser divulgado SEMPRE para alertar as pessoas. Serio.

Quando eu tinha 20 e poucos nao era gorda, era super saudavel, e por pressao comecei a fazer dietas restritivas para perder um pouco de peso - isso virou uma bola de neve na minha vida e sabe o que aconteceu? Eu hoje tenho obesidade II - com cada regime e dieta que eu fiz, eu ganhava em dobro tudo o que eu perdia. Eu queria ter lido um texto como o seu ha 10 anos atras - minha vida teria sido diferente.

Obrigada.

Beijos,

Jane

Fofinha disse...

Nossa amiga, as vezes visito alguns blogs e fico admirada como algumas pessoas conseguem ficar em pé, pulando refeições e comendo muito pouco nas poucas refeições que restam, mas quem sou eu pra questionar isso, bem como vc falou acho que são grandinhas o suficiente pra saber o que é melhor para si, pelo menos eu acho que sim...Bjos

AMANDO SER QUEM SOU disse...

Apoiada amiga!!!
No meu caso, dieta tbém nunca ajudou... quero aprender a cada dia a ser dona das minhas escolhas, e aprender a me alimentar corretamente. Não adianta nada eu ficar magra e ferrar com minha saúde. Não é esse meu objetivo. Quero estética, quero, não vou ser hipócrita de dizer que não, mas quero saúde ybém e outra: quero ser feliz, e comida, pelo menos no meu círculo social, está sempre nas reuniões familiares e nas comemorações... eu jamais quero dizer, não, não vou pois não como, eu posso até recusar se eu achar que devo, afinal tbém não sou escrava da comida, e sou obrigada a comer, eu quero é ser magra, saudável e de bem comigo mesma sempre!!! E pro meu corpo funcionar, tem que comer!!! Afinal como é que terei energia???
Bjocas

LEILA DINIZ ADVOGADA INQUIETA (♥clique aqui♥) disse...

. falou tudooooooooooooooooooooo! vou compartilhar o link no meu facebook.
. bj. fique com DEUS.
. ps: hj retomei as postagens no blog do emagrecimento com desabafo e pesagem.

Unknown disse...

Por isso te admiro...Nem tem o que falar, vc disse absolutamente tudo!!!!

beijinhos

Nutrindoabeleza disse...

PQ ANTIPATICO:? RSRSRS... MUITO PELO CONTRARIO INSTRUTIVO...

PRA MIM REEDUCAÇÃO É QUANDO A PESSOA COME DE TUDO SÓ QUE COM EDUCAÇÃO RSRS...

EMAGRECIMENTO SUSTENTAVEL? BOA!


BJ TIMO DIA!

Nicole disse...

SENSACIONAL essa postagem, achava que só eu estava reparando em como a mulherada anda comendo pouco. Quando comecei a RA fiquei muito encucada com as porções que a nutricionista havia me passado, mas quando a balança começou a mostrar os resultados eu desencanei!

O problema é bem como vc colocou, prefiro morrer com 50 pau no Mc Donalds, Burger King e afins do que gastar 50 pau com uma nutricionista...

beijoooos

Dany disse...

oi Roberta, concordo com vc, tem gente que faz restrição demais e acha que isso é certo e saudável, um horror.
Parabéns pela sua reeducação alimentar, esse é realmente o melhor caminho. bjos.

Caroline Campos disse...

Oii Ro...estou de volta, com outro blog e outro gmail.
Caraca, você arrasou com o post de hoje viu, to começando a identificar o porque da minha compulsão.

Adorei...

Passa lá no meu cantinho, ainda está em construção...mas com o tempo vou deixar bonitinho...

http://carolzzitta.blogspot.com.br/

Bjinhosssss

Mari disse...

Robeeeerta,
Sou SUPER nova nessa vida de RA!
Sempre fiz dietas loucas, tomei remédios e pensar em COMER PARA EMAGRECER não fazia sentido para mim. NÃO FAZIA!
Ontem coloquei o cardápio que eu tinha comido o dia todo (acredite!), e durante a noite acordei com estômago roncado muuuito. Conclusão: Não foi reeducação! JANTEI e de madrugada! OMG.

Por isso estou acompanhando (viciada) os blogs e quero fazer tudo certinho. Porque não é DIETA, quero comer bem e viver saudável.

Gostei do seu post porque serve de alerta (pra mim!).
MUUUUITO OBRIGADA POR ISSO ;)

Beijos grande.

Anônimo disse...

Apoiado menina... nao adianta, ninguem consegue ficar a vida toda sem uma "coisinha" boa. Ninguem consegue passar vida toda comendo só proteina e verduras. Dai quando a pessoa voltar a comer normalmente ela vai engordar. é fato. é experiencia propria.

Carla Renata disse...

oi lindeza.. vim retribuir a visita e adorei o blog..to seguindo..e quanto a RA.. sigo a dieta dos pontos a anos... por mais ke eu passeie por um low carb as vezes.. é os pontos que me "sustenta"..rs.. bjokas e um ótimo feriado

Arlesandra disse...

Oi!

Concordo plenamente com você. Muitas pessoas nem sabem na verdade o que é reeducar seu paladar, sua alimentação...fazem dieta de verdade.
A R.A tem objetivos para te acompanhar o resto da vida, a dieta não: ela dura por um tempo ( que nem dieta hospitalar). E pode ser prejudicial sim!

Bj e bom feriado.

mikaella disse...

oi ro!
nao tem nada de antipatica,tem eh muita realidade nisso...
cada coisa que leio por ai que fico de boca aberta e o pior eh os comentarios das que aprovam...meu deus!rs
bjoss e bom feriado!

*Marli* disse...

Oi Roberta,
Certinha na sua observação e creio que o termo anda meio distorcido mesmo neste mundo light ou meio light...

Beiju

Ana disse...

Tem gente que se orgulha de pratos que pesam pouco, só que nesse pouco só tem arroz e linguiça. Se você fizer um prato com legumes e verduras, ele certamente irá pesar mais, por isso acho estranho medir a qualidade do almoço pelo peso do prato. Prefiro qualidade e bom senso, afinal, nem todos os magrinhos são saudáveis.

Dani de Dieta disse...

Acho que tem doido pra tudo nesta vida, acredito que o que da certo msm é a Reeducação, claro que ás vezes uma desintoxicação Alimentar,aquelas dietas por 2 ou 3 dias chamadas Detox, seja tmbém importante para a Reeducação Alimentação, mas tudo bem feito e encaminhado por uma nutri..bjos